quinta-feira, 3 de outubro de 2019

Crítica: Coringa

Imagem relacionada

Coringa/Joker  é dirigido por Todd Phillips e possui um grupo consagrado em seu elenco que inclui    Joaquin Phoenix ( Arthur Fleck), Robert De Niro, Zazie Beetz, Frances Conroy entre outros.

Para aqueles que esperavam um filme mais descontraído e até engraçado, já adianto que o humor em que foi constituído o filme é daqueles bem macabros e sombrios com uma pitada de crítica.

O comediante falido Arthur Fleck apesar de seu transtorno, leva até então uma vida pacata ao lado de sua mãe. Sem muito sucesso em sua carreira passa seus dias divertindo as pessoas como palhaço, mas ao se deparar com  violentos bandidos pelas ruas de Gotham City sua vida nunca mais será a mesma.
Gotham passa por um delicado momento de crise, onde os menos favorecidos são  desconsiderados pela sociedade e são tratados feito lixo.

Resultado de imagem para CORINGA

Apesar da fantasia de palhaço constantemente reproduzidos nos materiais promocionais,  o Arthur interpretado por Phoenix leva uma vida triste e vazia com um emprego meia boca, e visitas semanais previamente marcadas com a sua assistente social para tratar seus transtornos mentais.

Tão logo um evento inesperado acontece e somado ao  descontentamento da população desencadeia diversos acontecimentos que levará a cidade ao caos.

E com isso Fleck começa  a ficar pouco a pouco mais debilitado e delirante, e passa a se afundar em um verdadeiro poço sem fim de  loucura.

Resultado de imagem para coringa elenco 2019

De certo ninguém esperaria que uma simples figura que achava que nasceu para entreter e ser aplaudido pudesse futuramente se transformar no Coringa um dos piores, quiçá o pior criminoso que Gotham City já  conheceu.

O roteiro de Scott Silver e do próprio diretor  apesar de inteligente e interligar o fato de que a própria sociedade juntamente com o cenário político  foram os únicos  responsáveis pela criação do coringa, ainda  deixa a desejar por interligar a origem do vilão Coringa ao seu passado com a família Waney, principalmente ao jovem Bruce. Já que nas diversas versões apresentadas nas telonas e Hqs em nenhuma delas essa conexão é relatada.

Imagem relacionada

Na minha humilde opinião esse foi um dos melhores filmes em que o vilão Coringa foi retratado, tirando toda  essa interligação meio que sem sentido com o universo já apresentado anteriormente pela Dc.  Ouso dizer que essa pegada bem mais dark de Coringa interpretada por Phoenix  juntamente com a criação de sua risada marcada e tenebrosa poderá vir a lhe render bons frutos e quiçá um Oscar.

Não posso deixar de citar também a ambientação mais sombria e ao mesmo tempo colorida em que Fleck sobrevive que vem para marcar essa releitura do Coringa, e ainda devo ressaltar o quanto o cenário de Gotham em caos, vivenciando dias com intensos protestos e críticas a uma sociedade que só se importa com aqueles que são poderosos me remeteu ao momento  em que nos encontramos.  Logo ficou claro que de tempos em tempos o mundo tende a se perder e a se tornar bem mais desumano.

Resultado de imagem para CORINGA

Em tempos sombrios nós nos perguntamos como um ser humano com seus sonhos e anseios se transforma em um mostro psicopata, mas de agora em diante com a revelação na narrativa  de que grande parte deles  são criados após serem vitimas da própria sociedade que os esmaga sem piedade.

Então Cinéfilos de plantão que  assim como eu são mega fãs da Dc comics e Dc Universe,  já podem aproveitar essa maravilhosa quinta ensolarada de Rock In Rio para lotar as salas de cinema para conferir o filme mais que esperado do vilão master Coringa e algoz de nada mais que Batman.

Data de lançamento 3 de outubro de 2019
Duração: 2h 02 min
Direção: Todd Phillips
Gênero: Drama.
Nacionalidade: EUA e Canadá.
Título Original: Joker
Distribuidora: Warner Bros
Nota: 4,0 estrelas
Elenco: Joaquin Phoenix, Robert De Niro, Zazie Beetz entre outros.

Trailer: