quinta-feira, 5 de setembro de 2019

Crítica: It- A Coisa - Capítulo II

Em IT- A Coisa: capítulo II  o clube dos otários retorna 27 anos depois do primeiro contato com o temido palhaço Pennywise.

A turminha cresceu e cada um tomou um rumo diferente e seguiu com sua vida sem se afetar muito pelos acontecimentos da não tão pacata cidade de Derry. E apesar de manterem a promessa de que caso o Pennywise  não estivesse  morto eles  iriam retornar a  sua cidade natal para acabar com essa ameaça em definitivo, quando a dura  realidade  bate a porta nem todo mundo quer de fato enfrentar mais uma vez essa grande ameaça.

Mesmo desmemoriados e com o medo a espreita tentando a todo custo dominar seus corações, o clube dos otários não decepciona e  mostra mais uma vez como é grande a força de uma verdadeira amizade. Assim  quanto mais tempo e mais longe permanecem da cidade de Natal   mas as suas lembranças  sobre o verão tenebroso e que viveram na presença de Pennywise  são esquecidas e permanecem cada vez mais nebulosas ao ponto de esquecerem alguns fatos.

Ao longo da trama emergimos no passado de cada um dos integrantes do Clube dos Otários e intercalamos sua infância em Derry com sua atual fase adulta. Alguns desses flashbacks, na minha humilde opinião, achei desnecessário pois tornou o filme muito lento ao ponto de dar margem a distrações.

Apesar disso, gostei por demais do resultado  final e confesso que foi difícil me despedir de Pennywise, o palhaço dançarino.

O clima de nostalgia é contagiante do início ao fim e o gostinho de saudade vai aumentando ao decorrer de cada cena.

De certo a escolha de elenco somada a fotográfica, ambientação, roteiro e a trilha sonora resultou em um ótimo filme de terror cômico. Principalmente, quando comparamos o Eddie adulto com ele criança, a semelhança beira ao absurdo.

O alívio cômico assim como no capítulo 1 foi dividido entre o Eddie "paranoico" e seu best friend Ritchie "boca grande" que nos agracia com uma boa dose de gargalhadas ao longo da história. Muitos segredos serão revelados no decorrer das cenas, incluindo a misteriosa origem do palhaço assassino e o fim emocionante  de cada personagem.

Os fãs do terror irão gostar bastante do Pennywise, já que o personagem está bem mais sombrio e com um requinte de crueldade que não foi muito propagado no filme anterior.

Para aqueles que acham que o conteúdo possa ter algum spoiler, lembro que o filme já teve uma adaptação para as telonas e é baseado no livro do mestre Stephen King.

Então cinéfilos de plantão preparam aquele combo de pipoca especial de IT- A coisa : capítulo II e mantenham os olhos bem abertos, pois o filme do nosso mestre do terror King irá começar.