quinta-feira, 7 de julho de 2016

Resenha: Os 13 Porquês



 "Fiquei pensando em suicídio. Na maioria das vezes, era apenas um pensamento passageiro. Eu queria morrer. Pensei nessas palavras muitas vezes. É algo difícil de dizer em voz alta. É ainda mais assustador quando você sente que pode estar falando sério."

Os 13 porquês é um livro incrível, para não dizer perfeito. Como sempre digo, ele deveria ser leitura obrigatória em todas as escolas, pois serve como grande ensinamento.



Hannah Baker é uma adolescente aparentemente normal, mas que se suicidou e deixou sete fitas cassetes contando como chegou até a decisão final.  O livro é narrado por Clay Jensen, um jovem que vê sua vida completamente mudada depois de receber uma caixa contendo as fitas de Hannah. Quando ele escuta a primeira fita e se depara com a voz de Hannah, é quando tudo começa. Você passa a sofrer com ela em todos os momentos. Juro que torci até a última página para que aquilo fosse só uma brincadeira, mas não era. Ela realmente se matou e a cada história você acaba entendendo o porquê dela ter feito o que fez. Você passa a sentir na pele o que a menina sentiu em cada situação e isso é doloroso demais. Cada atitude horrível das pessoas que seriam seus colegas de escola a faz desistir cada vez mais da vida.

"Eu quis ligar pra alguém. Contar o que tinha acontecido, e que doía. Mas não havia ninguém ali. Ninguém com que eu pudesse contar. Ninguém disposto a abrir mão do sono para ouvir minhas queixas. Ninguém que se importasse. Então eu virei pro lado e a dor veio. Rápida. Forte. Devastadora. Senti minha alma se rasgando ao lembrar daquelas palavras. E dói. Ainda dói.”

Nas fitas, Hannah cita os nomes de cada pessoa que a destruiu por dentro e a fez começar a pensar na única solução que colocaria fim ao seu sofrimento.

Por outro lado, você vê como Clay se sente ao ouvir essas fitas. Como o livro é narrado por duas pessoas, você fica nesse misto de sentimentos. 

Foram 13 pessoas citadas em suas sete fitas, mas foram 12 motivos sérios que a levaram ao túmulo tão cedo.

"- Preciso que a coisa pare.
- O que precisa parar?
- Preciso que tudo pare. As pessoas. A vida."
 O livro retrata bem o sofrimento com o bullying, Nos dias de hoje, as pessoas que não pensam antes de falar. Criam boatos sobre pessoas que mal conhecem por motivos pessoais, birrinhas, inveja ou covardia para enfrentar determinada situação de frente. Esses seres não pensam no impacto que isso causa na vida do próximo a longo prazo. Muita gente não tem esse apoio ou não consegue se abrir, se expressar; e esse "boatinho" inventado por uma língua grande demais toma proporções catastróficas, a famosa bola de neve. E assim, uma atitude mesquinha faz a vida do outro desmoronar! Precisamos parar de pensar um pouco no "eu" e pensar mais no "nós", pois nossas atitudes impactam sim a vida de outras pessoas.  

Fica a dica, galera. Diga NÃO ao bullying!!


Sobre o livro
Titulo original:  Thirteen Reasons Why
Autor: Jay Asher
Editora: Ática
Ano: 2007 
Páginas: 256




Links
Saraiva 

Aproveitando que falei sobre esse livro maravilhoso, deixo a notícia que elenco já foi definido para estrelar a minissérie da Netflix, que será produzida por Selena Gomez. Você pode conferir no Garota Blockbuster. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não deixe de comentar, sua opinião é muito importante para mim. Se tiver algum blog, só deixar o link que darei uma olhadinha também =]

/>